É uma técnica simples. Mediante a retirada de sangue da veia E SUA IMEDIATA APLICAÇÃO NO MÚSCULO, AUMENTA EM QUATRO VEZES O NÚMERO DE MACRÓFAGOS NO ORGANISMO. São os macrófagos QUE FAZEM A LIMPEZA DE TUDO, eliminando bactérias, vírus e câncer.
publicado por auto-hemoterapia | Sexta-feira, 16 Setembro , 2016, 19:03
A auto-hemoterapia foi usada na década de 1910 como forma de combate à gripe espanhola. A informação está citada em artigo científico intitulado “Ciências da cura: Debates, Embates, Educação popular no final dos anos 1910” de Liane Maria Bertucci - 
Universidade Federal do Paraná.
Focalizando de forma privilegiada a cidade de São Paulo no final da década de 1910, o texto recupera estratégias de ação de alopatas e homeopatas que conviviam e concorriam na tentativa de firmar e alargar seus espaços de atuação.
O trabalho destaca os discursos elaborados por esses profissionais da saúde no período desestruturador da gripe espanhola e como estas falas, expondo de maneira concisa e direta as concepções de ciência médica dos dois grupos, eram apresentadas ao cidadão de São Paulo. Procuravam educar/cooptar uma população apavorada pelo grande número de enfermos e mortos causados pela epidemia de 1918.
Apesar de entusiasmados com as reações febris em animais devido a inoculação de escarro e sangue filtrados de gripados, o que não ocorria com aplicação de material análogo de outra procedência, os médicos eram reticentes: um maior número de testes precisaria ser feito.
Quanto aos possíveis tratamentos experimentados em seres humanos: por ‘vacina’ de filtrado de escarro (6 pessoas) ou auto-hemoterapia (49 pessoas), os médicos afirmavam que careciam de mais estudos, em mais pessoas, para conclusões consistentes; o que o acúmulo de trabalho, devido à própria epidemia de gripe espanhola, inviabilizara.
O artigo é uma versão modificada do texto “As medicinas e a educação da população no início do século XX”, apresentado no V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, realizado em maio de 2006, no Hotel Maria do Mar em Florianópolis (SC).
 
Postado por Walter Medeiros em 11 septembre 2016.
 

 


mais sobre mim
Setembro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
14
15

19
21
22
23
24

25
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
Visitantes
blogs SAPO